SOBRE A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PAULO SCHIEFFLER


A Escola de Educação Básica Paulo Schieffler é uma das maiores e mais antigas escola da região do meio-oeste Catarinense, situada no município de Caçador.

No mesmo ano da emancipação do município, em 1934, no dia 29 de maio, o Interventor Aristiliano Ramos baixava o Decreto nº 601, criando o "Grupo Escolar Professor Paulo Schieffler", com o curso primário, para funcionar anexo ao "Ginásio Aurora".

Dai para frente a pequeno Grupo Escolar só cresceu. Já recebeu o nome de Escola Estadual Professor Paulo Schieffler, Colégio Estadual Paulo Schieffler e agora, Escola de Educação Básica Paulo Schieffler.

Depois de muitas décadas o prédio, já sem condições de receber a comunidade, foi demolido, para a construção de um moderno prédio.

As novas instalações possuem três andares, 20 salas de aula, biblioteca, laboratórios deinformática, Biologia, Química e Física, banheiros em todos os andares, sala para atendimento especializado - SAEDE, pátio coberto entre outros. O ginásio tem quadra oficial, arquibancada nos três lados com capacidade para 1.628 pessoas sentadas, palco, camarins, cabine de imprensa, vestiários, placar eletrônico e banheiros. Além disso, um antigo pavilhão da escola foi mantido e transformado em centro cultural para atender a demanda da comunidade, mantendo sua preservação histórica. Também foi desenvolvido um plano de paisagismo, que inclui uma quadra aberta, espaços para lazer entre outras melhorias.



TURMAS                                              
1ª a 4ª :  3  MATUTINO -   6  VESPERTINO
5ª a 8ª :  5  MATUTINO -   12 VESPERTINO
Ensino Médio: 11 MATUTINO  -  6 NOTURNO
Magistério:  2 VESPERTINO  -  NOTURNO
Técnico Meio Ambiente: 2  NOTURNO
Total: 19  MATUTINO  -  20  VESPERTINO - 14 NOTURNO


Na escola trabalham:

• Professores: 64
• SAEDE: 2
• 2º Professor: 7
• Especialistas: 9
• Diretora: 1
• Assessor: 2
• Serventes: 6
• Total funcionários : 91


Funciona em três turnos: Ensino Fundamental e Ensino Médio, Magistério e Pós-Médio.


HISTÓRICO

Paulo Schieffler nasceu na cidade de Brusque, Santa Catarina, no dia 01/05/1864. Filho de Guilherme Teodoro Schieffler e de Sofia Vonlaspey Schieffler. Foi professor de Línguas na Antiga Escola Normal de Florianópolis, da qual era diretor, quando veio a falecer, no dia 28/08/1911.

Foi também professor de Português na extinta escola Alemã. Poliglota, falava oito idiomas, lecionando cinco. A antiga Escola Normal é o atual Instituto Estadual de Educação de Florianópolis.

A Escola Educação Básica Paulo Schieffler foi criada em 1934, com o decreto 601/29.05.1934, inicialmente funcionou nas dependências do Colégio Aurora, sendo o seu primeiro diretor o Sr. Dante Mosconi, que mais tarde construiu três salas de aula atrás do mesmo colégio.

Foram os primeiros professores: Domingos Paganelli, Diva Costa e Henória de Souza Leão.


Os fatos mais marcantes da existência da Escola desde a sua fundação foram:


  • Criação do Grupo Escolar Paulo Schieffler em 08/02/1934;
  • Inauguração do novo prédio em 01/12/1943;
  • Criação do Ginásio Normal Esteves Junior em 08/02/1964;
  • Transformação em Escola Básica Integrada Paulo Schieffler em 07/07/1982;
  • Em 17/02/1987, o Colégio teve o regimento e os cursos de 2º Grau reconhecidos.


Nomes que a Escola já teve:


  • Grupo Escolar Professor Paulo Schieffler;
  • Ginásio Normal Esteves Junior;
  • Escola Básica Integrada Paulo Schieffler;
  • Colégio Estadual Paulo Schieffler;
  • Escola de Educação Básica Professor Paulo Schieffler (atual).


Nomes de Diretores:



  • Dante Mosconi;
  • Domingos Paganelli;
  • Benvinda Carneiro Peters;
  • Hilda Granemann de Souza;
  • Wanda Krieger Gomes;
  • Graciosa Copetti Pereira;
  • Diva Fabiani Pereira;
  • Antônio Elizio Pazetto;
  • Maria Odete Costa; 
  • Lenita Thomé Cechetto
  • Adalberto Gomes Ribeiro e Laudelino Pontes Fernandes;
  • Maria de Fátima Rodrigues Pereira e Ivanir Maria Veiga Silveira;
  • Jacy Fonseca Fávero e Roseana Bortolaz;
  • Solange Etvos Cunha;
  • Valdir Basegio e Nilse Isabel Jhoran Lorencine;
  • Salete Noreci dos Santos e Tânia Maria Turra Col Debella;
  • Valdir Basegio e Rejane Teresinha Faedo;
  • Valdir Basegio e Marli Ament Lanhi;
  • Marli Ament Lanhi e Dante Matias;
  • Mari Morona, Rosa Maria de Carvalho Gomes Granja e Tanha Regina Braun.


Os alunos estão distribuídos:

Matutino: 712
Vespertino: 655
Noturno: 411
Total: 1678 alunos

A escola e a inclusão:

A partir de 2007 iniciou-se na escola o Serviço de Atendimento Educacional Especializado – SAEDE, disponibilizado no período oposto à freqüência de sala de aula regular, cabendo aos profissionais deste Serviço, além de atender o educando em sua especificidade, assessorar o professor do ensino regular.

A E.E.B. Paulo Schieffler traz na sua proposta de trabalho tem objetivo claro e efetivo com a Política Pública de inclusão do Portador de deficiências.

Historicamente registramos, que desde 2005 esta Unidade Escolar tem recebido alunos com necessidades especiais, abraçando essa causa com dignidade, sabedoria e de direito desses alunos, nosso compromisso é garantir a eles melhorias de apoio cognitivo e atendimento em sua especificidade de necessidade.

Esta U.E. conta com uma estrutura de apoio SAEDE (Serviço de Atendimento Educacional Especializado), desde junho de 2007, com atendimento de 40h semanais. Os alunos contemplados vêm duas vezes por semana 90 min., no horário oposto da aula regular.

Neste ano de 2010 temos nove segundo professores atuando na sala regular junto com o professor titular onde esse aluno está matriculado. Essa estrutura que temos, reafirma o compromisso com esses alunos de necessidades especiais e a diferença se apresenta na qualidade de sua aprendizagem.


Também é oferecido o segundo professor, que deverá atuar com o professor regente nas turmas onde exista matrícula de aluno com deficiência e conduta típica que requeiram dois professores na turma.


Direitos e Deveres dos Alunos

Direitos:


  • Ser tratado com respeito, atenção e urbanidade;
  • Inteirar-se das disposições das normas e funcionamento dos diversos serviços oferecidos pela escola.
  • Ter condições especiais de atendimento, se gestante, portador de necessidades especiais ou doença infecto-contagiosa;
  • Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
  • Organizar e participar de agremiações estudantis.
  • Ter condições e espaço adequado para estudo;
  • Aquisição do conhecimento prático necessário, referente à série que se matriculou, bem como estudos de recuperação paralela;
  • Conhecer previamente o ementário dos conteúdos de cada disciplina, bem como os critérios de avaliação estabelecidos;
  • Receber orientações nas suas dificuldades comportamentais e pedagógicas com encaminhamentos adequados, quando necessário;
  • Solicitar que a avaliação final de cada semestre seja atribuída sobre as atividades realizadas durante o mesmo;
  • Tomar conhecimento do seu rendimento escolar e de sua frequência, através do boletim ou similar;
  • Solicitar revisão de provas a partir da divulgação de notas;
  • Fazer uso dos serviços e dependências escolares de acordo com as normas estabelecidas pela Unidade Escolar;
  • Requerer transferência quando maior de idade, ou através dos pais ou responsável, quando menor de idade;
  • Apresentar sugestões aos conteúdos programáticos desenvolvidos pelo professor, com o objetivo de aprimorar o processo ensino-aprendizagem;
  • Reivindicar o cumprimento da carga horária prevista na matriz curricular;
  • Discutir com a direção e especialistas os problemas e as dificuldades pessoais ou relacionadas com o processo ensino-aprendizagem, propondo soluções;
  • Exercer a função de representante de turma, quando for para isso escolhido;
  • Requerer matrícula por dependência ou dispensa de disciplina, prevista neste projeto;
  • Participar das atividades complementares da escola;
  • Requerer documentos relativos à sua vida escolar, em primeira via, gratuitamente;
  • Utilizar-se dos livros didáticos e de todos os livros da biblioteca nos termos dos regulamentos e normas pré-estabelecidas;
  • Receber no Ensino Fundamental e Médio Merenda Escolar de boa qualidade;
  • Receber provas e trabalhos, que não necessitem ser adquiridos com as devidas correções e notas.


Como garantir:


  • Professor habilitado (efetivo ou ACT);
  • Apoio da direção, especialistas, ATPs e professores;


Deveres:


  • Tratar com urbanidade e respeito, professores, colegas e demais funcionários da escola;
  • Atender as determinações dos diversos setores da escola;
  • Cumprir as disposições deste plano e demais normas estabelecidas pela escola;
  • Ser assíduo e pontual, participando nos trabalhos escolares, aulas e demais eventos promovidos pela escola;
  • Comparecer às aulas nos horários estabelecidos, frequentando todas as disciplinas em que estiver matriculado;
  • Zelar pela limpeza e conservação das instalações, dependências, materiais, móveis, e utensílios ressarcindo o estabelecimento dos prejuízos que causar;
  • Estar de posse e apresentar todo material escolar nos dias e horários solicitados;
  • Trazer consigo a Agenda Escolar e em todas as atividades escolares;
  • Comportar-se adequadamente dentro e fora do estabelecimento, zelando pelo nome da escola;
  • Comparecer e participar das solenidades promovidas pela escola;
  • Informar aos pais ou responsáveis sobre as comunicações da escola;
  • Manter e promover relações cooperativas com professores, colegas e comunidade;
  • Justificar a direção e ao professor, mediante atestado médico ou declaração dos pais ou responsáveis, a ausência a provas e entrega de trabalhos na data prevista;
  • Pagar as contribuições decididas em assembléia promovidas pela associação de pais e professores;
  • Usar uniforme escolar, quando e escola assim o definir, em conformidade com a legislação vigente nos dias ou turnos não exigidos, usar roupas adequadas;




É vetado ao aluno:


  • Ausentar-se do estabelecimento sem justificativa, por escrito na Agenda Escolar, dos pais responsáveis e com anuência da direção.
  • Fumar, ingerir bebidas alcoólicas, trazer para a escola ou fazer uso de substâncias tóxicas e participar de brigas nas dependências da escola;
  • Ficar fora da sala de aula durante o período das aulas;
  • Trazer celular para a Unidade Escolar conforme Projeto Lei Estadual nº. 402/07 de 19/12/07;
  • Entrar e sair da sala sem autorização do professor;
  • Ocupar-se durante as aulas com trabalhos alheios a elas;
  • Trazer qualquer objeto ou instrumento que não faça parte do material escolar;
  • Aglomerar-se nas portas das salas ou sair delas para os corredores e demais dependências do estabelecimento nos intervalos de aula;
  • Fazer-se acompanhar ou receber visitas de pessoas estranhas ao estabelecimento;
  • Uso do boné em sala de aula;
  • Jogar baralho no ambiente escolar;
  • Usar corretivo e estilete;
  • Fazer comércio na escola.



Como garantir:

Conscientização do aluno quanto aos princípios e atitudes.

Usar as advertências previstas neste plano.


Procedimentos Disciplinares dos Alunos


  • O descumprimento de qualquer dos deveres e as transgressões das proibições sujeitam o aluno, conforme a gravidade da falta, as seguintes penalidades:
  • Advertência oral com registro em ata;
  • Advertência escrita com registro em ata e a exigência da presença dos pais na escola;
  • Suspensão de três dias com cumprimento de horário na Unidade Escolar com acompanhamento pedagógico; 
  • Transferência com vaga para outra Unidade Escolar.


As sanções aplicadas serão acompanhadas pelos pais ou responsáveis, registradas na agenda escolar e em documentação escolar.

Ao retornar as atividades, após cumprir as penalidades na suspensão, o aluno deverá apresentar aos professores todo conteúdo trabalhado, por disciplina, durante a sua ausência.


Atribuições do Aluno Representante de Turma ( aluno pacificador)


  • O aluno escolhido pela turma para o seu representante deve:
  • Ser líder positivo;
  • Manter informado o professor regente das divergências e dificuldades da turma;
  • Ser assíduo e pontual nos trabalhos escolares e estimular sua turma a fazer o mesmo;
  • Tratar com respeito os colegas;
  • Estimular a turma a participar dos eventos promovidos pela escola;
  • Zelar pela ordem, limpeza e conservação das instalações e mobiliário do colégio;
  • Cumprir juntamente com sua turma, as regras gerais da escola;
  • Promover a aproximação e cooperação entre alunos e professores;
  • Informar aos professores, especialistas e direção as reivindicações e/ou sugestões de sua turma;
  • Comparecer nas atividades e reuniões em que for convocado para representar sua turma;
  • Portar-se adequadamente dentro e fora da sala de aula, servindo de exemplo aos demais colegas;
  • Manifestar-se polidamente em toda e qualquer situação;
  • Cumprir os direitos e deveres do aluno, estimulando a turma a fazê-lo;
  • Repassar a classe adequadamente, as informações advindas da direção da escola;
  • Avisar a coordenação quando da ausência do professor em sala de aula para serem tomadas às providências necessárias;
  • Contatar com a direção para quaisquer atividades ou problemas que necessitem de diálogo ou de orientação; 
  • Ser o mediador entre os alunos da turma e o representante do Conselho Deliberativo Escolar repassando orientações, sugestões e deliberações;
  • Integrar o grêmio estudantil como “conselho de turma”, fazendo a ligação entre a diretoria desta entidade e os alunos da sala;
  • Promover a harmonia em sala de aula.



(Texto retirado do PPP da Escola)